Futebol

DESPORTO

TORNEIO NACIONAL BANCÁRIO DE FUTEBOL DO SNQTB: 2024

1. Organização

1.1. A Comissão Organizadora do Torneio Nacional Bancário de Futebol (TNBF) é constituída por representantes do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários, tendo o apoio técnico e logístico da empresa Masterfoot.

 

1.2. O Torneio abrange todo o território de Portugal. No território continental, a fase de apuramento será disputada em quatro zonas geográficas de competição e no modelo de campeonato. A segunda fase determinará o apuramento dos finalistas que irão disputar a final four continental. Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, a competição será disputada, em cada arquipélago, em modelo de campeonato que definirá o campeão regional da Madeira e o campeão regional dos Açores.
O modelo competitivo poderá ser ajustado pela Comissão Organizadora de acordo com o número de inscrições em cada zona de competição.

 

1.3. Em cada uma das zonas geográficas, as equipas defrontar-se-ão entre si, sendo apurada para a segunda fase a equipa que obtiver a melhor classificação em cada zona.
Caso não se verifique a abertura de todas as regiões, a título excecional, poderá haver o apuramento de mais do que uma equipa de outras zonas de competição.

 

1.4. Para disputa da primeira fase do torneio, serão criadas quatro zonas de competição e apuramento com o objetivo de permitir a participação dos bancários de todas as zonas de Portugal continental.
As quatro zonas serão a Zona da Grande Lisboa, Zona do Grande Porto, Zona Norte e Zona Sul.
A Zona da Grande Lisboa será constituída pelas equipas dos distritos de Lisboa e Setúbal (com a exceção dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines) e pelo concelho de Benavente.
A Zona Grande Porto será constituída pelas equipas do distrito do Porto e pelos concelhos de Barcelos, Braga, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vizela, do distrito de Braga.
A Zona Norte será constituída pelas equipas dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Braga (com a exceção dos concelhos de Barcelos, Braga, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vizela), Bragança, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
A Zona Sul será constituída pelas equipas dos distritos de Beja, Évora, Faro, Leiria, Portalegre, Santarém e pelos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.
Casuisticamente poderão ser analisados ou considerados casos de alocação de equipas noutras zonas de competição, por forma a otimizar as distâncias a percorrer para a realização dos jogos.

 

1.5. A segunda fase do Torneio e fase final serão disputadas no formato de final four.
Terá acesso a esta fase o campeão de cada uma das quatro zonas da primeira fase, dos quais se apurarão os finalistas e semifinalistas.
No caso de não existência de alguma zona competitiva será repescado o segundo classificado da zona de Lisboa ou Porto.
Na eventualidade de alguma zona ter menos de 50% do número de equipas inscritas na segunda zona com maior número de inscrições, o vencedor dessa zona terá de disputar o acesso à final four com a primeira equipa não apurada na zona de proximidade.
Entende-se como zonas de proximidade a Zona da Grande Lisboa com a Zona Sul e a Zona do Grande Porto com a Zona Norte.
Os jogos das meias-finais serão definidos por sorteio entre as quatro equipas presentes. Os vencedores disputarão a final que definirá o campeão nacional do Torneio e as equipas derrotadas disputarão o jogo de apuramento do terceiro classificado.

 

1.6. Para determinação da classificação de cada zona na primeira fase do Torneio, adota-se a seguinte tabela:
Vitória: 3 pontos;
Empate: 1 ponto;
Derrota: 0 pontos;
Falta de comparência: -1 ponto.
No caso de duas ou mais equipas obterem o mesmo número de pontos, o desempate é efetuado de acordo com os critérios a seguir enumerados e de forma sucessiva até se verificar o desempate entre as equipas:
[a] A menor pontuação no critério disciplinar, aplicado a todos os jogos disputados, obtida de acordo com os seguintes critérios:
- Cartão amarelo: 1 ponto;
- Cartão vermelho: 3 pontos;
- Jogador recebe dois cartões amarelos num jogo sendo expulso por acumulação de cartões amarelos: 3 pontos;
- Jogador recebe num jogo um cartão amarelo e um cartão vermelho direto: 4 pontos.
[b] O maior número de pontos alcançados pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
[c] A maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
[d] O maior número de golos marcados pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
[e] O maior número de vitórias;
[f] A maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados;
[g] O maior número de golos marcados;
[h] O menor número de golos sofridos;
Na segunda fase, todos os jogos devem ter um vencedor, pelo que, se, no final do tempo regulamentar, as equipas estiverem em situação de igualdade, haverá lugar a prolongamento de duas partes, no máximo, de cinco minutos cada.
O prolongamento realiza-se pelo método de bola de prata, pelo que, estando uma das equipas em vantagem no final da primeira parte do prolongamento, o jogo terminará e a equipa em vantagem será a vencedora do jogo.
Caso as equipas permaneçam em situação de igualdade após o prolongamento, procede-se ao desempate através da marcação de cinco pontapés da marca de grande penalidade. No caso de a igualdade se manter seguir-se-á uma série de um pontapé da marca de grande penalidade, até se encontrar o vencedor.

 

1.7. As equipas participantes no Torneio podem inscrever entre 8 a 12 jogadores e terão de indicar 1 treinador e 1 delegado.
O treinador e o delegado podem ser cumulativamente jogadores da equipa.
Cada equipa pode inscrever como jogadores:
- Sócios do SNQTB;
- Beneficiários do SNQTB Saúde/SAMS Quadros;
- Beneficiários de outros SAMS do setor bancário;
- Descendentes de sócios SNQTB titulares de Plano Saúde SNQTB;
- Beneficiários dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos;
- Estagiários, outsourcers e trabalhadores temporários que desempenhem funções em exclusivo para Instituições Financeiras com IRCT’s celebrados com o SNQTB.
O custo de inscrição de cada equipa é de 250€, sendo aplicado um desconto de 10€ por cada sócio do SNQTB.
Não é permitida a participação em mais do que uma equipa.
Após o fecho das inscrições, só é possível a inscrição de beneficiários do SNQTB Saúde/SAMS Quadros e apenas em situações de exceção, após autorização da Comissão Organizadora.
O ato de inscrição das equipas manifesta a aceitação de todos os seus elementos na cedência e autorização de utilização dos seus direitos de imagem ao SNQTB (vídeo e fotografia) e a terceiros que atuem como parceiros na promoção do evento.
É responsabilidade do delegado de cada equipa garantir que todos os participantes conhecem, compreendem e aceitam as regras na sua totalidade.

 

2. Prémios

Na primeira fase serão atribuídos, por cada zona, prémios aos 1º a 3º classificados, guarda-redes menos batido, melhor marcador e equipa mais disciplinada.
Na primeira fase serão atribuídos prémios aos 1º a 4º classificados, guarda-redes menos batido, melhor marcador e equipa mais disciplinada
Para o apuramento da equipa mais disciplinada serão consideradas as seguintes pontuações:
- Cartão amarelo: 1 ponto;
- Cartão vermelho: 1 ponto;
- Cartão vermelho direto: 5 pontos;
- Sanção disciplinar: 10 pontos;
- Falta de comparência: 10 pontos.
O troféu de equipa mais disciplinada será entregue à que tenha o menor número de pontos disciplinares.

 

3. Leis do jogo

Os jogos do Torneio serão realizados com as Leis do Jogo de Futebol aplicáveis no Campeonato Nacional da I Divisão de Futebol, e publicadas em http://www.fpf.pt/, com as necessárias adaptações a que se tenha de proceder no decorrer do torneio para adequação à realidade e espírito desportivo do presente campeonato e com as exceções que a seguir se enumeram:
Os jogos serão compostos por duas partes de 20 minutos cada, em tempo corrido. Nos jogos a eliminar, o jogo terá tempo cronometrado nos últimos dois minutos da segunda parte do tempo regulamentar e do prolongamento. O último minuto da primeira parte do prolongamento será cronometrado se houver vantagem de alguma das equipas, ou a partir do momento em que essa vantagem se venha a verificar se acontecer nos últimos 60 segundos desta primeira parte.
Só é permitida a permanência no banco de suplementes de elementos inscritos na ficha de jogo.
As equipas são responsáveis pelos encargos com as deslocações que venham a existir.
As regras para desempate classificativo são as acima referidas.

 

4. Disciplina

Compete à Comissão Organizadora proceder à elaboração de normas e decisões disciplinares com o intuito de assegurar a total disciplina dentro e fora do campo.
Os castigos a aplicar são da competência da Comissão Organizadora e poderão assumir a forma de repreensão registada, suspensão temporária ou irradiação.
O castigo de irradiação impossibilita a inscrição em provas futuras.
Um jogador expulso com amostragem de cartão vermelho num jogo será punido, no mínimo, com um ou dois jogos, consoante seja por acumulação de cartões amarelos ou por vermelho direto, respetivamente.
Um jogador será suspenso por um jogo sempre que atinja uma série de três cartões amarelos na mesma fase do torneio.

 

5. Casos Omissos
Os casos omissos serão analisados e resolvidos exclusivamente pela Comissão Organizadora, não sendo passíveis de recurso.

 

6. Contacto
Email: anima@snqtb.pt

POLÍTICA DE COOKIES

O site do SNQTB utiliza cookies de modo a proporcionar-lhe a melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades. Para aceitar a sua utilização, continue a navegação.